terça-feira, 9 de junho de 2009

RESUMO :Uma nova ferramenta para leitura e escrita .

O aproveitamento das tecnologias da informação e comunicação não pode estar dissociado das condições próprias e institucionais de cada sociedade em geral e dos professores em particular.Conhecer o contexto do processo comunicacional em que leitura e a escrita se produzem é de fundamental relevância.É importante reconhecer, por exemplo, que existe uma sociedade fortemente atravessada pelo mercado que marca a produção das palavras, ao ponto de oferecer e demandar "conhecimentos".E outras nem tanto.(Exp>Instituições Públicas X Privadas.).Há com certeza, a necessidade de formação em certas competências específicas para estar a par, pelo menos, de alguns novos emergentes meios comunicacionais(dvd,e-mail,power-point,etc...)permitindo, desta forma, que os professores retomem seu próprio saber.Partindo de uma das premissas freiriano, segundo o qual o conhecimento é "entender o mundo-palavra", reconhece-se a necessidade da apropriação, pelos educadores, dos avanços científicos do conhecimento humano que possam contribuir para a qualidade da escola que se quer.A habilidade do professor na leitura e escrita nesta nova realidade, ou seja:"leitura do mundo", pode oferecer um caminho para descobrir, decodificar e explorar o texto previamente escrito e gravado na memória do computador, o que virá, por sua vez, a caracterizar a competência do professor para o próximo milênio. se bem que a escrita aparece como um processo inacabado, em nosso contexto,não há como deixar de enfrentar este desafio, bem como o de começar a refletir e atuar para quando a tecnologia não representar mais um problema.Os computadores e a leitura não são incompatíveis, nem perturbam ou impedem a leitura e escrita.Mas, se,se pretende desenvolver a competência comunicativa dos alunos por meio do desempenho nos computadores, tem que se começar por considerar as teorias crítico-construtivistas em relação à transformação do discurso escrito, tanto na alfabetização básica como no desempenho de habilidades de escritas mais avançadas.Nesse sentido, a mídia pode contribuir como "ferramenta" para aprender, bem como servir de objeto de conhecimento, para o novo "dizer"contextualizado nos próprios saberes do mundo pós moderno.

Lene Lima


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